José Assumpção de Souza (1924: Recife, PE – 1994: Rio de Janeiro,RJ).
“Um artista como José Assunção Sousa possui o amor ao trabalho e a inteligência do ofício que explicam o seu domínio da criação profunda e emotiva que é o da gravura em metal. Seu amadurecimento o mergulhou em estruturas mais largas até chegar as mais recentes pesquisas, abertas e flexíveis, que não desmerecem a voluptuosidade visual e quase táctil, aveludada dos ocres austeros e negros brilhantes das estampas de 1964 e 1965.” (Mário Barata apud AYALA, Walmir (Org.) Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: INL/MEC, 1980, p.315). Em 1959- Estudou gravura com Edith Behring e Johnny Friedlaender no ateliê livre de gravura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; 1961 – Começou a lecionar gravura no MAM-RJ; 1964-71 – Atuou como professor assistente de Edith Behring no MAM-RJ; 1965 – Ministrou curso de gravura no Centro Cultural Bolívia-Brasil, em La Paz, a convite do Ministério das Relações Exteriores; ca. 1968 – Dirigiu curso de gravura em metal no Ateliê Poty Lazzarotto, em Curitiba; ca. 1970 – Lecionou no Centro de Pesquisa de Arte do Rio de Janeiro, a convite de Ivan Serpa e Bruno Tausz; 1977 – Tornou-se professor da oficina de gravura do Museu do Ingá, implantada por Anna Letycia em Niterói, RJ; Realizou em 1962 uma exposição individual na Piccola Galeria no Rio de Janeiro. Participou de várias coletivas entre elas o Salão de Arte Moderna no Rio de Janeiro entre 1959 a 1968; Salão Municipal de Belo Horizonte, entre 1960 e 1967; Salão Paraense de Belas Artes, entre 1961 e 1967 e do I e I Concurso Latino-Americano de Grabado, Havana,Cuba em 1962 e 1963.
Fontes:
ANDRADE, Vania Maria da Silva. O ensino da gravura de arte no Paraná. Disponível em:
< http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/624_821.pdf>
verbete=1577&cd_idioma=28555>
CAVALCANTI, Carlos; AYALA, Walmir. Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: INL/MEC, 1980, v.4, p.315.
CONGRESS FOR CULTURAL FREEDOM. Cadernos Brasileiros. 1968, n.45-47, p.106.
GRAVURA Moderna Brasileira. Acervo Museu Nacional de Belas Artes. Mostra Rio Gravura. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio, 1999.
TAVORA, Maria Luisa Luz. O ateliê livre de gravura do MAM-Rio, 1959/1969: projeto pedagógico de atualização da linguagem. Disponível em: < http://www.baiadeguanabara.com.br/arte_ensaios_web/a_e_15/pdf/MariaLuisaTavora.pdf>